As ondas de choque são ondas ultrassônicas de alta energia que possuem características físicas peculiares que permitem agrupá-las numa categoria chamada de ondas de choque. São, portanto, diferentes do ultrassom diagnóstico e do ultrassom terapêutico utilizado na reabilitação (fisioterapia).
Historicamente, as ondas de choque são divididas em ondas de choque radiais e ondas de choque focais, mas as ondas de choque verdadeiras são o que chamamos de ondas de choque focais.
As ondas de choque radiais são, na verdade, ondas de pressão radial, que diferem das ondas de choque focais em velocidade, frequência, linearidade, pressão e outros parâmetros físicos. Por isso, não podem ser entendidas da mesma forma, embora ambos os tipos de ondas tenham efeitos terapêuticos.
De todo modo, sejam as ondas radiais ou focais, são todas ultrassônicas, de alta energia, que transmitem sua força física para os tecidos vivos (osso, tendão, músculo, etc) e promovem reações biológicas que auxiliam no tratamento de diversas moléstias.
O médico deve conhecer as características físicas dos diferentes tipos de ondas para prover um tratamento de qualidade aos seus pacientes.
Automated page speed optimizations for fast site performance