Como funcionam as ondas de choque

As ondas de choque são ondas mecânicas que, semelhante a um terremoto, entram em choque com as células do corpo, deformando-as a partir de sua membrana plasmática (na superfície do tecido).

A partir dessa deformação tecidual, as moléculas que formam as células e tecidos do corpo humano também são deformadas, ativando reações biológicas por meio da atividade de canais iônicos, reações enzimáticas, ativação de fatores de crescimento, entre outros produtos biológicos.

Como resultado, as ondas de choque promovem:
  • Estímulo à regeneração dos tecidos, promovendo a aceleração da cicatrização das fraturas, lesões de tendão, lesões de pele e de outros tecidos;
  • Modulação da resposta inflamatória, diminuindo a inflamação nas tendinites, bursites, fasciítes, entre outros;
  • Melhora da atividade celular nas situações em que o metabolismo das células está prejudicado como na dor miofascial;
  • Aumento do aporte de nutrientes por meio da melhor vascularização tecidual, contribuindo para a melhora da dor e diminuição de estados inflamatórios dos tecidos.

Dessa maneira, as ondas de choque conseguem auxiliar no manejo de diversas doenças musculoesqueléticas, urológicas, dermatológicas e de outras áreas da medicina.
Imagem de minha autoria ilustrando a cascata de reações biológicas deflagradas pelos estímulos mecânicos nas células ósseas:

Curso

Garanta já a sua vaga e realize a inscrição para o curso de ondas de choque.